Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Musculação
Amor
Plantas
Nova Iorque
Condições de uso

Treino Fitness » Acessórios para musculação

Acessórios para musculaçãoVamos falar de alguns acessórios práticos para a actividade de musculação. Vamos descrever um pouco para dar a conhecer os vários tipos de acessórios existentes. Grande parte destes acessórios são mais para exercícios caseiros, contudo alguns destes objectos também são utilizados frequentemente nos ginásios.

Haltere

O haltere é basicamente um acessório utilizado para treinos com pesos. O haltere é composto por uma pequena barra, onde se coloca pesos equivalentes em ambos os lados (de forma a ficar proporcional) e serve para executar uma grande serie de exercícios. Derivado a ser um acessório de tamanho reduzido, é fácil de manter em casa de forma a poder praticar estes exercícios em qualquer parte. Existem inclusive kits de halteres com vários tipos de pesos, o que tornam estes acessórios, ainda mais acessíveis. O limite de peso dependerá do tipo de barra.

Bola medicinal

A bola medicinal acaba por ser, tal como o nome indica, uma bola que serve para praticar alguns exercícios. Os exercícios que necessitem deste tipo de objecto por norma fortalecem a potência muscular. Não é algo tanto utilizado na musculação mas mais na ginástica, mas acaba por ser útil, dependendo do tipo de treino que pretende seguir. Alguns atletas utilizam estas bolas medicinais em alguns exercícios de abdominais, e devido ao seu reduzido tamanho, é um acessório fácil de arrumar e de se utilizar em casa.

Mola de mão

Este pequeno acessório é bastante prático para qualquer pessoa que pretenda desenvolver a força da própria mão, em termos de apertar ou qualquer outro movimento que seja necessário ter força nas mãos e pulsos. Ele é constituído por dois punhos e, em cima uma forte mola a causar resistência. O que torna este simples objecto tão prático é o facto de não só é bastante pequeno e portátil, como também é um excelente aliviador de stress. Pode até usar este objecto enquanto está em outras actividades (como por exemplo ler ou ouvir música descansado).

Polibarra

A polibarra é, basicamente, uma barra que se fixa nas batentes de uma porta, permitindo assim fazer exercícios de levantamento de corpo (puxada alta). É uma alternativa bastante acessível para quem não pretende se deslocar até ao ginásio ou quando o orçamento realmente não permita que possa ir ao ginásio num determinado mês. Contudo, é preciso ter algum cuidado e ter a certeza que a barra fica bem fixa nas batentes, para que não haja qualquer tipo de acidente durante o exercício.

Luvas próprias

Existem luvas próprias para musculação. Estas luvas não ajudam a desenvolver mais músculos, mas protegem as mãos de calos e outros problemas na pele que possam ser causados por levantamentos de pesos, etc. Para quem leva um treino de musculação a sério, é altamente recomendado que se utilize um par de luvas próprias para musculação. Estas luvas normalmente não são cobertas nos dedos até pouco abaixo do meio, para que seja mais fácil manusear qualquer objecto que seja.

Corda de saltar

Toda gente sabe que tipo de objecto é que se trata e para que serve. Até as crianças as utilizam para brincar e nem sabem o bem que lhes faz. Saltar à corda é um excelente exercício para a grande maioria dos músculos e até consegue ser divertido, o que torna a corda de saltar um acessório recomendado.

Existe N objectos, tanto em termos de objectos práticos para exercícios como também acessórios de protecção para facilitar e prevenir lesões. Peça conselhos ao treinador e confirme que tipos de acessórios são importantes de ter em casa dependendo do tipo de treino que segue.