Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Musculação
Amor
Plantas
Nova Iorque
Condições de uso

Alimentação » Batidos proteicos

Batidos proteicosO consumo de batidos proteicos é essencial para conseguir todos os nutrientes necessários afim de conseguir cumprir o seu objectivo. Apesar todas as refeições, por vezes é necessário conseguir preencher aquele buraco na sua dieta e é para isso que serve os batidos proteicos. Existem várias receitas de batidos que poderá pesquisar na Internet ou mesmo ler em livros (até pode pedir dicas ao seu treinador). Alguns batidos podem ter suplementos como ingredientes (alguns até são uma obrigação), o que faz com que seja uma forma de consumir estes suplementos.

Qual a melhor altura para tomar estes batidos?

É uma questão ainda gera alguma polémica. Estudos científicos indicam que obtém-se melhores resultados quando se toma batidos / suplementos antes e imediatamente depois do treino físico, do que tomar proteínas horas antes e horas depois do treino. Isto não quer dizer que só possa tomar nestas alturas, contudo pelo menos estes dois tempos são os mais indicados. Se não tiver a possibilidade de beber um batido, então é recomendado que ganhe proteínas através de outros alimentos, de como por exemplo barras de proteínas.

O batido perfeito

Não vamos falar de receitas de batidos (para já), mas vamos falar de como é que podemos mudar a textura e sabor da grande maioria dos batidos. É normal que por vezes um batido fica muito liquido ou não tem espuma suficiente como gostaríamos. Vamos então falar de alguns truques que podem alterar a forma dos nossos batidos, tornando-os mais agradáveis.

Se o batido não for doce o suficiente, adicione um pouco de banana invés de açúcar. A banana acaba por ser bastante mais doce do que o açúcar em pó visto que a frutose é mais doce do que a própria sacarose.

Se o sabor a chocolate ou a baunilha for bastante fraco e torne-se um batido pouco digerível, poderá adicionar uma colher de cacau ou meia colher de pudim de baunilha. Não tem de se preocupar com o excesso de açúcar ou de calorias visto que é uma quantidade reduzida e altera drasticamente o sabor dos batidos. Poderá inclusive misturar ambos os sabores com o intuito de dar um novo sabor, uma forma de variar a sua receita.

Para engrossar o seu batido, poderá utilizar pedaços de fruta congelada ou mesmo cubos de gelo, para que o liquido fique um pouco mais espesso. Se pelo contrário, o que pretende é desengrossar o batido se torne mais líquido, faça exactamente o contrário. Se mesmo após alguns esforços, o batido continua a engrossar, poderá sempre reduzir a dose do batido para metade (do pó em si), visto que alguns já são constituídos por produtos próprios com o fim de engrossar.

Se o batido não estiver a espuma que gostaria, então deixe o liquidificador trabalhar durante mais tempo para que o liquido comece a ganhar mais espuma. Se o problema do batido for não ser cremoso o suficiente, poderá sempre antes de juntar água ou leite, juntar um pouco de pudim (uma a duas colheres, dependendo se não tiver cremoso o suficiente ou se tiver mesmo muito liquido).

Se tiver dificuldades em tirar o batido visto que fica colado ao liquidificador ou se o mesmo é difícil de dissolver, normalmente é da própria marca que é um pouco mais consistente.